Colorimetria: A Tecnologia Das Cores Nos Cabelos

As pessoas quando querem pintar os cabelos já tem uma ideia da cor que deseja, porém o maior desafio é alcançar esta cor. Dependendo da marca do produto de pintura as cores podem variar alguns tons, o que dificulta a vida de profissionais em salões de beleza e muitas vezes chateiam os clientes.

Mas, a tecnologia está avançando para ajudar a todos. E nestes casos podemos utilizar as técnicas da colorimetria, que nada mais é do que uma ciência para determinar cores a partir da avaliação da matiz, intensidade e saturação. Em salões de beleza são chamados de colorimetria capilar.

Ela já esta sendo utilizada em diversos salões, especialmente para identificar cores naturais, combinar adequadamente tons e contrastes além de fazer processos de neutralização. Este processo é chamado de cálculo das cores das tintas, que se resume em combinar tintas para alcançar tons.

É interessante para os profissionais da área saber como fazer este processo de calcular as cores das tintas e prever seus efeitos, pois dessa maneira consegue alcançar resultados excelentes e agradar os clientes. Veja mais como desvendar a composição da colorimetria capilar neste artigo.

Este estudo pode ser desenvolvido em quatro passos:

Estrela de Oswald: onde estão dispostas as cores primárias, secundárias e terciárias de maneira que o observador possa verificar quais se anulam e se neutralizam.

Estrela de Oswald
Estrela de Oswald

Fundo de clareamento: que é uma paleta de cores, as quais representam possíveis tons a serem alcançados durante o clareamento.

Fundo de Clareamento
Fundo de Clareamento

Avaliação e Diagnóstico: levantadas as características presentes e as características desejadas dos fios. Nesta etapa o profissional deve conversar com o cliente para saber qual cor deseja alcançar,e por fim escolher uma técnica para chegar na coloração.

Matemática da Colorimetria: Aqui é onde se aplica a colorimetria, que se resume em somar cores, neutralizar a base e aplicar o tonalizante ou tinta com a cor que tingirá os fios.

Para aprender mais sobre o processo de colorimetria capilar, veja este curso online de Colorimetria Avançada.

Se você é um profissional que trabalha com cabelos, esta é uma técnica que você com certeza deveria investir. Pratique sempre que possível, até chegar a perfeição. Desta maneira você conseguirá agradar seus clientes e conseguir novos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *